O conceito da Internet das Coisas (IOT) não é algo recente. Foi desenvolvido em 1999 por Gevin Ashton, no Laboratório do Instituto de Massachusetts (MIT), pesquisando sensores de identificação por radiofrequência.
Devido a miniaturização de dispositivos, aumento da capacidade de processamento e aprimoramento das redes de comunicação sem fio, a Internet das Coisas chegou para ficar e vem ganhando cada vez mais espaço na transformação digital.
Vários aspectos determinam o tipo de tecnologia que será utilizada no monitoramento dos processos. Os principais aspectos a serem considerados são:
- Consumo de energia do dispositivo remoto – Se elétrica ou bateria
- Quantidade de leituras necessárias por dia
- Quantidade de variáveis a serem medidas
- Tipo de rede a ser utilizada
- Características de conexão dos dispositivos remotos com outros equipamentos
- Consideração sobre a área e local de instalação
Considerando todos estes fatores, determinaremos o tipo de Monitoramento mais adequado ao processo:
- Monitoramento Básico – O dispositivo remoto de coleta de dados se conecta diretamente a Internet.
- Monitoramento Avançado – O Módulo Remoto se conecta a um equipamento inteligente que controla o processo, por exemplo, um Controlador Lógico Programável CLP ou outro tipo de equipamento que se comunica com o equipamento através de protocolos específicos.
- Monitoramento através de redes Locais Remotas – Quando vários sensores precisam ser monitorados remotamente, pode-se se estabelecer uma rede local sem fio conectada a um gateway que por sua vez será o responsável pela transmissão de todas as informações para a internet.
Principais Benefícios das Soluções IOT:
- Mobilidade e Acesso Pleno às Informações: os dados telemedidos estão disponíveis, através do celular ou Internet.
- Otimização de Recursos e Prevenção de Perdas com a identificação de situações críticas instantaneamente
- Melhor Gestão e Qualidade
- Economia na Logística e na Comunicação: Melhoria substancial no planejamento, evitando entregas de urgência e retorno de carga, otimizando o deslocamento da frota.
- Gerenciamento de Emergências e Avisos Antecipados: possibilita ganhar minutos preciosos para sua equipe de atuação solucionar ou evitar problemas
- Recebimentos Automático de Alarmes
- Manutenção Preditiva através da implementação de Machine Learning